Terra do cavalo, boa gastronomia, vinhos e aventura.
A percepção mais popular da Madeira é a de que se trata de um jardim solitário, à deriva da costa de Marrocos, mas, na verdade, este fragmento do Atlântico este, de origem vulcânica, é meramente o segmento maior de um vasto arquipélago. A “segunda” ilha, Porto Santo, esconde-se a 71 km a nordeste do Funchal e é de tal forma remota que foi, em tempos, a terra natal de Cristóvão Colombo.
É um dos mais bonitos destinos turísticos da Europa, atraindo milhares de turistas, que regressam ano após ano, devido ao seu clima ameno constante e à sua extrema riqueza a nível de fauna e flora!
Para além das vistas soberbas e gastronomia de renome, o Funchal é a opção perfeita para os entusiastas de aventura e atividades enérgicas, com um leque de atividades infinito por onde escolher: passeios pelas levadas, passeios pela montanha, caminhadas, vela, observação de golfinhos e baleias, mergulho, pesca desportiva, canyoning, surf e parapente.
A Madeira é, certamente, uma ilha lindíssima com as suas carpetes verdejantes e de floresta, montanhas ameaçadoras e vida selvagem exótica, envolta pelas suas paisagens dramáticas e únicas! Há tanto ainda para aprender acerca da Madeira
Quando é que a Madeira foi descoberta?
Geralmente, defende-se que a ilha foi, inicialmente, descoberta pelos Portugueses no início da Era dos Descobrimentos, entre os séculos XV e XVI. Ainda assim, parece existir uma série de elementos que comprovam que os marinheiros já sabiam acerca da ilha bem antes disso, com a sua inclusão em mapas do século XIV. A menção mais antiga da ilha data do século I d.C., pelo filósofo romano Pliny, no entanto ainda não foi provada. Oficialmente, a Madeira foi descoberta em 1419.
Funchal – a capital colorida da Madeira
O Funchal cativa logo no coração da Zona Velha, numa amálgama criativa, com as entradas para os edifícios pela Rua de Santa Maria repleta de pinturas chamativas e cenários de tremenda imaginação. As figuras pictóricas incluem a de um pescador sentado no seu barco a contemplar o luar e a de um olho distante que espreita através de uma janela de vidro amarelo rachado.
O que é que significa “Madeira”?
“Madeira” significa, literalmente, madeira, a matéria-prima que se obtém através das árvores.
Os seus 6 climas distintos
A Madeira é um arquipélago subtropical e graças aos seus terrenos montanhosos, possui seis zonas climáticas distintas. A Floresta de Laurissilva fica no ponto mais alto da ilha e foi distinguida pela UNESCO enquanto Património Mundial Natural.
As portas do inferno?
Quando os exploradores pioneiros chegaram à Madeira em 1420, acreditavam que as falésias escuras do arquipélago assinalavam as portas do inferno. Atualmente, fazem parte da beleza natural que caracteriza a ilha.
Plantas que aqui nascem e não se encontram em nenhum outro local no mundo
Os Jardins Botânicos da Madeira são reconhecidos internacionalmente pelo seu belíssimo espólio de plantas tropicais únicas. O clima subtropical da ilha e os solos vulcânicos ricos, permitem que as condições para o crescimento de 2500 plantas exóticas sejam perfeitas. Estes jardins são, também, responsáveis pela conservação de plantas indígenas da Madeira, algumas das quais bastantes raras e, até, extintas em alguns pontos do globo.
Isolada de tudo o resto
O cume da montanha mais alta da Madeira e o ponto mais alto da ilha é o Pico Ruivo, cujo único acesso possível é feito a pé. Com 1861 m de altura, é possível que queira pernoitar na pequena cabana no cume, após a extenuante caminhada!
Mergulhe nas profundezas
A localização, em pleno Oceano Atlântico, do arquipélago da Madeira torna-o um destino óbvio e, ainda assim pouco anunciado, para o turismo de mergulho.
O seu vinho é incomparável
O famoso Vinho da Madeira adquire o seu sabor distinto através do seu aquecimento repetido, uma prática histórica que se acreditava acentuar o sabor do mesmo. Poderá desfrutar de provas de vinho nas aldeias montanhosas, envoltas pelas vinhas que serpenteiam todo o seu redor. Encontrará sabores doces, assim como mais secos e, ainda, notas incríveis de frutos secos torrados e caramelo.
É um dos melhores lugares do mundo para a observação de baleias
As águas que envolvem a Madeira estão repletas de vida marinha, permitindo a observação de perto de aves, golfinhos e 15 espécies diferentes de baleias! As baleias costumam fazer uso desta área pois é segura para o seu processo reprodutivo. Assim, é possível observar cachalotes durante todo o ano.
Se há quem saiba celebrar são os Madeirenses
É na Madeira que se realiza o maior espetáculo de fogo de artifício do mundo, segundo o Livro de Recordes Mundiais do Guinness!
A melhor praia da Europa
O arquipélago da Madeira é conhecido como as “Ilhas Douradas” e tem sido considerado o detentor de uma das melhores praias da Europa. Porto Santo é, talvez, a praia mais dourada de todas. A precipitação é em pouquíssima quantidade, pelo que a Madeira constitui o destino de praia perfeito.
O domínio das flores é mesmo real
A Madeira é conhecida pelos seus solos de extrema fertilidade e pela simbiose que assume com a Mãe Natureza, podendo observa-se uma imensidão de orquídeas Cattleya, Cymbidium e Paphiopedilums, entre outras. Estes espécimes grandiosos são visíveis ao longo do ano, no entanto assumem particular brilho e protagonismo durante o Festival de Flores da Madeira, que inclui desfiles e exposições.
É como se visitasse as Galápagos em ponto pequeno
As comparações com os paraísos de vida selvagem do Equador não são, totalmente, descabidas no que diz respeito às Ilhas Selvagens. Estas três ilhas de dimensão reduzida, espalhadas no Oceano Atlântico, denominam-se, respetivamente: Deserta Grande (a maior das 3), localizada a 26 km a sudeste da Madeira. Em grande parte desabitadas, são o habitat de 8 espécies de aves marinhas, da lagartixa de parede da Madeira e de uma colónia de Focas-Monge do Mediterrâneo.
Fevereiro e a sua animação constante
A Madeira não é a única ilha do Atlântico a atirar-se aos cocares de penas e à extravagância geral trazida pelo segundo mês do ano. No entanto, o seu Carnaval anual é um dos melhores e mais caóticos da Europa, gira em torno de um desfile, que se realiza no sábado que precede a Terça-feira Gorda.
População
A região da Madeira tem uma população total que atinge os 270 000 habitantes, sendo que a sua maioria vive na ilha principal (e que dá o seu nome ao Arquipélago). Cerca de 5 000 pessoas vivem na ilha de Porto Santo, já as ilhas Desertas e Selvagens são apenas habitadas por guardas florestais, militares e Polícia Marítima.
Ilha Montanhosa
A ilha da Madeira é, bastante, montanhosa com picos que atingem uma altura superior aos 1 859 metros. Quando foi proclamada em 1419, a ilha estava coberta de floresta Laurissilva, o que culminou na origem do seu nome, “Madeira” significa, literalmente, madeira, a matéria-prima que se obtém através das árvores.
O comprimento das Levadas
A ilha da Madeira possui mais de 2172 km de Levadas, criadas para o transporte de água desde as zonas montanhosas para as zonas mais secas de cultivo, a sul da ilha.
Espetadas em pau de Loureiro
A Espetada é um prato tradicional feito de carne de vaca marinada entre 4 a 6 horas em alho, sal, folha de louro, Vinho da Madeira, vinagre e azeite. Os pedaços de carne são colocados num ramo/ pau de loureiro e grelhados. A carne é geralmente servida juntamente com o milho frito, quadrados fritos de papas de milho e couve, bastante semelhantes à Polenta italiana.
Bordados
Os bordados foram, originalmente, introduzidos na Madeira pela família Phelps, oriunda de Inglaterra, que se instalou na ilha em 1784. Em 1854, Elizabeth Phelps criou na sua casa uma pequena escola, na qual ensinava às crianças e mulheres a bordar os seus desenhos. Estes bordados tornaram-se populares e alvo de uma grande procura por parte dos turistas. Em 1860, a arte de bordar tornou-se um ofício e indústria de extrema importância com mais de 70 000 mulheres “Bordadeiras” na Madeira.